Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

1-COLONIZAÇÃO E POVOAMENTO


     O rio Itapicuru representava um excelente caminho de penetração no interior. A primeira expedição de combate aos índios e franceses do rio real só ocorreu em 1574.

        A região do médio e alto Itapicuru continuava em inícios do século XVII, uma terra de ninguém, ou melhor, terra de índios e mocambos. Em 1603 – 1604 foi mandado à região uma expedição para destruir um mocambo ou magote de negros de Guiné fugidos que estavam nos palmares do rio Itapicuru, tornando-se vitoriosa.
     
        Da primeira década do século XVII em diante, proliferaram-se as sesmarias nos dilatados sertões da Bahia que eram instituições de origem medieval portuguesa, uma alienação a terra. Aos poucos, os vários sesmeiros, partindo tanto da Bahia quanto do Sergipe já pacificado, pontilhavam com seu gado a vasta paisagem do nordeste baiano. Entretanto, a distribuição de sesmarias e a consequente expansão das boiadas não eram as únicas responsáveis pela incorporação do vasto sertão baiano. Os jesuítas continuavam seu trabalho de catequese indígena, mandando missionários também a essas terras, o que provocou a existência de inacianos regulando a vida dos índios aldeados e ocupando as áreas destinadas aos vaqueiros.
      

2 comentários:

  1. O blog é está muito interessante, a equipe deu enfase a diversos elementos e sobre a questão de povoamento da cidade achei de grande relevância ter sido abordado´pois nos permite ter ainda mais conhecimento a respeito da colonização no interior da Bahia. Parabéns!!!

    Postado por: Joserléia Correia Costa

    ResponderExcluir
  2. nossa! é visto que essa cidade tem mesmo grande bagagem historica. parabens pelo blog.

    ResponderExcluir