Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

BIOGRAFIA DE LAMPIÃO


       
      Lampião (1897-1938) foi um cangaceiro brasileiro, o mais famoso bandido da história do Brasil.
Seu nome de batismo era Virgulino Ferreira da Silva. Nasceu em Vila Bela, onde hoje está localizada a cidade de Serra Talhada, em Pernambuco.
     
       Fugiu com os irmãos para fazer parte de um grupo de cangaceiros no sertão depois que seu pai morreu devido à perseguição de um coronel da região. Seu grupo tornou-se conhecido pelas crueldades que praticava, invadindo fazendas, praticando saques em cidades e vilarejos e execuções sumárias.
Lampião enfrentou a polícia e o governo estabelecido. Ficou conhecido por “Rei do Cangaço” pelas suas andanças no nordeste brasileiro. Chegou a ser convidado pelo Padre Cícero para lutar contra os revoltosos na ajuda ao governo. Com isso, ganhou o título de comandante.
        
        Em 1929, conheceu Maria Bonita, que se tornou sua namorada e lhe deu uma filha, Maria Expedita.
Em 1938, o seu bando foi surpreendido por um batalhão da polícia militar na fazenda de Angico, localizada no sertão de Sergipe. Lampião e Maria Bonita morreram juntos ao bando e suas cabeças foram cortadas em seguida. As cabeças foram sepultadas em 1969 depois de ficarem a mostra no museu da Faculdade de Medicina da Bahia por anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário