Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PASSAGEM DE LAMPIÃO A ITAPICURU



        
       Segundo  André M. P. D de Carvalho em seu livro “O velho Itapicuru: Historia de um passado de glórias”, Lampião tenta invadir o sobrado de Camuciatá no  município de Itapicuru no dia 20 de agosto de 1932.

      
     A finalidade da visita de Lampião a Itapicuru foi com o intuito de invadir a maior propriedade rural do município, a fazenda Camuciatá, pertencente ao Barão de Jeremoabo.
Lampião perseguia o senador Doutor João da Costa Pinto Dantas, sacrificando seu gado e perseguindo seus vaqueiros porque este lhe havia negado dois pedidos de “ajuda” financeira através de um bilhete que pedia a quantia de  4 contos de réis para deixar suas propriedades incólumes .
        
        Lampião irritou-se com a negação e marchou para invadir o sobrado prometendo incendiar Camuciatá e dar uma festa em sua homenagem.  Só que não contava com os boatos e a simpatia do povo para com o Barão que estando em viagem deixou o sobrado sob os cuidados do seu filho caçula Aníbal, que sabendo do intuito de Lampião através de um vaqueiro de seu pai, retornou a fazenda e preveniu seus funcionários da chegada do bando.
     


       Logo em seguida, Anibal fugiu em um caminhão para não servir de refém, partindo para a cidade de Itapicuru e posteriormente para Rio Real onde pegaria o trem em destino a Salvador. 

     Contudo, o capitão Virgulino não foi feliz em sua empreitada, pois ao chegar ao sobrado e avistar suas janelas pensou que o casarão estivesse cheio de soldados e recuou com medo de não ter poderio bélico suficiente um ataque. Na fuga, ele saiu atirando e matando diversas  reses, ateando  fogo em casas, cercas, currais  e casas de farinha.
 
     Após esse episódio em Itapicuru, Lampião nunca mais retornou lá, mas continuou agindo no sertão baiano até a sua morte na Fazenda dos Angicos  no estado de Sergipe em 1938.

2 comentários:

  1. É Itapicuru nas mãos do cangaço. Cuidado minha gente kkkkk. Gostei da postagem.

    ResponderExcluir