Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O RIO ITAPICURU



O Rio Itapicuru, é o maior rio do nordeste baiano. Suas nascentes localizam-se no sistema geral Espinhaço - Diamantina, nas escarpas da serra do Tombador, no município de Miranga- BA, Estado da Bahia.  Em sua “viagem” para o mar, banha diversos municípios, dentre eles, o de Queimadas. 
Em uma extensão de 130 quilômetros desliza mansamente, contido em seu leito por margens areentas, sombreadas por árvores e arvoredos. O lençol de águas límpidas reflete o azul celeste ornamentado em suas bordas por aflorações rochosas de diversos formatos e tamanhos e por  juazeiros, ingazeiras, quixabeiras e arbustos como o são João, o mulungu e vegetação rasteira como o capim de burro, que as protegem da erosão. 

7 comentários:

  1. É um lindo e importante rio. Pena que essas cenas de poluição e descaso, infelizmente, aconteçe em todos os rios do nosso país. Aqui em Jequié temos o Rio das Contas, bastante degradado pela interferência humana.

    ResponderExcluir
  2. Saudades de como era esse rio, hoje a erosão fez com que enchesse de areia por conta do desmatamento.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Falta de respeito com este rio governos incompentetes

    ResponderExcluir
  5. Esse riu e lindo pena que o desmatamento e a poluição está destruindo ele

    ResponderExcluir
  6. Não culpemos só os governantes!
    A culpa também é nossa e, principalmente, dos donos das terras, que de maneira ambiciosa e criminosa desmatam os restos de florestas ou das matas nativas daquela região, onde os rios nascem e passam até chegar o mar.
    Vamos parar de ficar só colocando culpa nessa raça do mal, que são os governantes e assumir também nossa parcela de culpa, quando, nem sequer somos capazes de plantar um simples pé de manga para gerar sombra e vida para a natureza!

    ResponderExcluir
  7. Aliás, somos tão perversos que a gente vê um pé de côco morto, e não replantamos aquele pé de côco que morreu. Muitos fazem churrasco na praia e jogam brasas acesas no tronco dos coqueiros. Canso de ver isso em Salvador.
    Outros colocam velas acesas pra negócio de macumba e oferenda no tronco do coqueiro, e aos poucos aquela planta vai pegando fogo. É um desamor triste do ser humano para com a natureza. Não sei como muitos dizem que amam a Deus, que são filhos de Deus e fazem tanta coisa errada com a natureza, jogando lixo pelas ruas, pelas praias, pelos rios, etc e acaba com aquilo que o Criador fez com tanta perfeição.
    É revoltante de mais a educação do povo de hoje em dia!

    ResponderExcluir