Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ITAPICURU - BAHIA



         Itapicuru é um município brasileiro do Estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 32.261 habitantes. O município foi criado em 1648. Em 1874 foi visitado por Antônio Conselheiro e seus seguidores e por Lampião em busca de “ajuda” financeira do Barão de Jeremoabo.
    
    Itapicuru, um dos municípios mais antigos da Bahia, é um caminho para a História: a sua colonização, através das sesmarias, aos primeiros desbravadores e a sua saga; e o começo: o aldeamento indígena, a primeira capela, a sua igreja, o convento franciscano, a Missão da Saúde. Tudo em Itapicuru é história; passado e presente, um e outro inseparáveis; e é nessas terras que desbravadores portugueses chegaram através da distribuição das sesmarias feita pelo rei de Portugal.

18 comentários:

  1. Muito intereesante a História desse município. É sempre bom conhecer um pouco mais sobre os municípios que formam a nossa Bahia. Parabéns a todos pela construção do blog, ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns colegas Pelo Blog.

    Foi muito bom conhecer um pouco da historia de Itapicuru e ao mesmo tempo compartilhar com vocês um pouco da nossa história.

    ResponderExcluir
  3. Então amigos venham conhecer um pouco mais da historia de Jequié, aguardo a visita de todos, Segue o link do meu Blog: http://historiadejequie.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para nós futuros historiadores é sempre bom agregar conhecimentos,,,e foi realmente muito prazeroso conhecer um pouco da historia do municio de Itapicuru,,, Parabéns pelo Blog,, e como salientou a colega Ana Paula não esqueçam de nos visitar....http://historiadejequie.blogspot.com.br/.

      Excluir
  4. O Blog é bastante rico como também a história de Itapicuru. Este blog está bem organizado e com certeza vai servir como uma grande fonte de pesquisa para todos,mostrando que a Bahia e Itapicuru são Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vontade de conhecer essa cidade.
      É a cidade natal de minha mãe.
      Um dia estaremos ai

      Excluir
  5. Realmente muito rico mesmo o blog e muto interessante, pois esta forma de interagir com outros pólos nos permite ainda um aprendizado maior, é o momento propicio de entrar em contatos com outras culturas do que existem no interior da Bahia. E como já citado pelos colegas não deixe de nos visitar...
    Postado por : Joserléia Correia Costa

    ResponderExcluir
  6. realmente, tudo em Itapicuru é historia!!!
    é mesmo interessante conhecer o percurrso dessa cidade tao antiga, e que nos faz voltar ao passado mesmo sem ter estado lá.parabens pelo blob, ele está muito abrangente, e esclarecedor. com certeza ira ser de grande ajuda pra compreencao dos fatos históricos dessa região.

    ResponderExcluir
  7. A História de Itapicuru é realmente fascinante, o legados dos povos indígenas é extramente importante para que possamos compreender o quanto esses povos tem cultura e o quanto devemos valorizá-las.. PARABÉNS PELO EXCELENTE BLOG!!!!

    Visitem o nosso blog: http://objetodigitais.blogspot.com.br/
    Discente: Marcio G. Dos Santos

    ResponderExcluir
  8. E diante do blog podemos verificar o quanto os povos indígenas fizeram-se presentes na história de Itapicuru, e o tanto que a cultura destes povos estão refletida atualmente em nossa sociedade. O blog está excelente e interessante , ao mesmo tempo que nos proporciona maior aprendizado e interação.
    Discente : Uelton Botelho

    ResponderExcluir
  9. O blog está muito bem feito, e essa interação nos permite saber um pouco mais da nossas próprias raízes, conhecer a história do nosso e de outros municípios, é de fundamental importância principalmente para nós estudantes de história.Parabéns!
    Postado por: Joserléia Correia Costa

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante conhecer a história de uma cidade tão rica em cultura. Principalmente quando revela a história dos índios, que contribuíram na formação do povo brasileiro e, geralmente, não é revelado pelos livros didáticos. O blog é uma alternativa de divulgar fatos importantes da formação do povo brasileiro, buscando desviar da alienação impregnada pelas as ideologias dominantes que mascaram a nossa construção histórica.

    ResponderExcluir
  11. Quero acha meus primos ai em itapicuru baixo meu pai nasceu ai nesse lugar em 1912 .sua mãe nasceu ai morou ai lugar Tei pé Gameleira povo faz divisa festa todos anos meu pai teve vários irmão ..nomi meu pai era sabino alves dos reis mãe era Alexandria Thomas dos santos pai do meu pai morreu ai no rio itapicuru aproximadamente no 1920 assim disse minha mãe meu avó foi atravessa rio cheio com burro animal rio cheio o mato mesmo. Gostaria que puder mim ajudar da ir de itapicuru baixo vila velha acha meus primos parte meu pai porquê eu acho Tei vários ai foi ai veio criação minha família .DP meu pai veio pro sul da Bahia itabuna ilhéus Coaraci floresta azul Almadina Ibicaraí itamotinga foi grande fazendeiro lá sul da Bahia eu nasci lá em Ibicaraí vivo hj dia em são paulo ...alguem puder mim ajudar grato muito facil acha ai minha família os primos ai porquê teve tmb grande tragédia no ano 1920 aproximadamente morreu uma só vez 8 irmão por envenenamentos na época ai em itapicuru baixo .......VC mora ai poder mim ajudar acha grato eu vanildo reis Quei colabora poder mim add facebook ou whatsapp 11949289865

    ResponderExcluir
  12. Meu pai nasceu nesse lugar , Gostaria se possível alguém aí mim ajudar achar meus parentes aí dever ter montes aí... Nomis meus avós era .Alexadrina Thomazia dos Santos. Henrique Alves dos reis . Lugar chama . vila velha..itapicuru.

    ResponderExcluir
  13. Meu pai nasceu nesse lugar , Gostaria se possível alguém aí mim ajudar achar meus parentes aí dever ter montes aí... Nomis meus avós era .Alexadrina Thomazia dos Santos. Henrique Alves dos reis . Lugar chama . vila velha..itapicuru.

    ResponderExcluir
  14. Alguém conheceu José dos santos na cidade de Itapicuru na Bahia e sua esposa brasilissima?

    ResponderExcluir